Antes de assinar um contrato, é preciso decidir qual imóvel se encaixa melhor à atual fase da sua vida e, claro, ao seu bolso.
Com tantas opções, surge a dúvida: comprar na planta ou pronto para morar? Não há uma resposta exata para essa questão, mas nós podemos te dar algumas dicas.
Imóvel na planta
Vantagens:
-
Documentação
A documentação de apartamentos na planta tende a ser menos complicada, já que não envolve terceiros (proprietário + cartório), mas sim você e a construtora.
-
Investimento
O preço de um imóvel na planta costuma ser mais barato que o do imóvel pronto. Além disso, o comprador tem mais tempo para se planejar financeiramente, já que consegue uma melhor negociação de entrada e parcelas.
-
Plantas flexíveis
Algumas incorporadoras permitem que o comprador faça alterações na planta, como por exemplos abrir uma porta a mais, substituir algum acabamento, etc.
-
Infraestrutura
Imóveis novos contam com infraestruturas mais modernas e, consequentemente, melhores. Com isso, o comprador evita gastos com manutenção e grandes reformas logo no início.
Imóvel pronto
Vantagens:
-
Agilidade na mudança
Por já estar pronto, este imóvel permite que o comprador usufrua imediatamente do bem, sem ter que esperar 1 ou até 2 anos para a conclusão da obra.
-
Mais segurança
O imóvel pronto garante mais segurança ao cliente, já que ele literalmente vê o que está comprando.