As dúvidas na hora de montar a iluminação de casa vão desde a escolha do material até o tipo de lâmpada que deve ser utilizada em cada cômodo. E tais inseguranças possuem fundamento, afinal uma escolha errada pode afetar todo o visual e funcionalidade do ambiente. Para não errar na escolha, separamos algumas dicas que irão fazer toda a diferença na iluminação da sua moradia. Confira e se inspire:
-
Lustres
Até os lustres mais simples são capazes de mudar o astral e atrair a atenção para um ponto importante do ambiente. Mas, para que ele combine com o local, tome alguns cuidados. Um cômodo pequeno e com teto rebaixado comporta melhor um lustre pendente mais recatado ou então um modelo embutido. Já os ambientes amplos e com pé-direito alto pedem lustres mais volumosos e com texturas.
Para iluminar ainda mais, escolha peças em vidro ou pedras cristalinas para refratar a luz e dar um efeito brilhante e elegante ao cômodo.
Se o objetivo do lustre for iluminar a mesa de jantar, tome cuidado com a distância da peça. Ela deve ficar entre 70 e 90 cm da mesa para evitar sombra.
-
Dimmers
Os dimmers são muito interessantes para quem gosta de alternar a intensidade da iluminação do ambiente, já que ele permite uma mudança gradual da luz. Com ele, dá para criar a atmosfera desejada de acordo com a sua necessidade momentânea.
Eles podem substituir facilmente os interruptores e são super fáceis de instalar. Mas antes da instalação, vale consultar se a lâmpada do seu lustre possui difusor ou rebatedor.
-
Luz Indireta
Para uma luz difusa e pontual, opte por abajures, luminárias e arandelas. Por serem peças independentes, elas são capazes de criar diferentes cenários em um mesmo ambiente. Mas, antes de comprar, é importante prestar atenção no material do produto, que pode ser de polipropileno, fibras naturais, tecido, vidro, ferro, entre outros. Cada um traz um efeito específico na decoração, devido aos seus desenhos, sombras e intensidade de passagem da luz.
Se você optar por um abajur, prefira colocá-lo em mesas laterais, aparadores e criados-mudos, assim você estiliza o ambiente e o torna muito mais funcional.
Para a leitura, as melhores luminárias são as articuladas, sejam elas de mesa ou de piso. Como a atividade requer atenção, a luz precisa ser direcionada e clara, para não forçar ou cansar a vista do leitor.
-
Luz Quente
Para dar a sua casa a impressão de uma atmosfera acolhedora e proporcionar a sensação de aconchego às visitas, invista em uma iluminação quente. As luzes amarelas ajudam a relaxar e por isso são as mais indicadas para os ambientes de descanso.
-
Bonito e Funcional
Na hora de escolher a iluminação adequada para a sua casa, vá além da funcionalidade. Além de iluminar o ambiente, os lustres, abajures e luminárias são itens ricos de decoração e servem, também, para serem apreciados. Para um ambiente com móveis sóbrios, por que não ousar em um lustre colorido?
-
Paredes Claras
Por último, mas não menos importante, opte por cores claras – principalmente o branco – nas paredes dos seus cômodos, pois elas refletem melhor a luz e ajudam a manter todo o ambiente iluminado.